Procurar no site


Contatos

TLC Araruna

E-mail: tlcararuna@gmail.com

Sobre nós

O TLC (Treinamento de Liderança Cristã) é um movimento da Igreja Católica. Nosso movimento é destinado a formar lideres para atuar em diversas areas da Igreja, como catequese, grupo de jovens, missionário, pastorais da criança, oração, familia e etc.

Nosso lema é sempre mais alto.

Quem somos nós

 
1. O que é? É uma experiência da graça de Deus que acontece em dois dias em meio a muita alegria, trabalho em grupo e oração.

Deus propõe… e chama. Ao jovem cabe dar a resposta. Como os Reis Magos, ele procura uma estrela, que, uma vez encontrada, dá sentido pleno a sua vida. São dois dias e meio nos quais se tem a oportunidade de encher a cabeça de idéias e o coração de fogo; e nos quais se pode definir uma vida pôr CRISTO LIBERTADOR.

2. O Que Pretendemos?

2.1 – No plano individual: “Que fiz por Cristo?” “Que estou fazendo por Cristo?” “Que devo fazer por Cristo?” (Santo Inácio)

2.2 – No plano comunitário: com Cristo Ver, julgar, agir. Em casa, na escola, com os amigos, na paróquia, na profissão, na vida político-social, nas distrações, com os pobres etc.

3. O Que Queremos Formar?

3.1 – Comunidades apostólicas na Pastoral da Igreja que sejam vivência evangélica nos planos humano, social, político e espiritual.

3.2 – Comunidades que:

3.2.1 – vivam a espiritualidade;

3.2.2 – formem-se intelectualmente;

3.2.3 – sejam missionárias: “Ide … pregai o Evangelho”. “Farei de vós pescadores de homens.”

4. Como?

4.1 – Pelas modernas técnicas de dinâmica de grupo.

4.2 – Por meio da rica e magnífica mensagem cristã.

4.3 – Estabelecendo uma comunidade de amor em Cristo, quer dizer, Cristo vivendo, agindo e amando nos corações dos jovens.

5. Por Quê?

5.1 – Primeiramente porque é o Senhor quem chama. E quando ele chama só nos resta responder.

5.2 – Depois, porque a Igreja, por meio do papa Paulo VI, dirigindo-se aos jovens, no final do Concilio, insistiu: “Abram seus corações às dimensões do mundo. Estejam atentos aos apelos de seus irmãos. Coloquem a serviço deles as suas energias juvenis. Lutem contra o egoísmo. Não se deixem levar pelos instintos da violência e do ódio que geram as guerras com todas as suas misérias. Sejam generosos, puros, cheios de respeito e sinceridade; e, com entusiasmo, construam um mundo melhor do que o que tinham seus pais”.

6. Onde?

6.1 – Em uma fazenda, casa de retiro, hotel, seminário, colégios, enfim qualquer lugar onde se possa dormir, comer e reunir os cursistas e dirigentes.

7. Quando?

7.1 – Em dois dias e meio consecutivos. De preferência, começando na sexta-feira à noite e terminando no domingo à noite.

8. Concluindo

8.1 – Quer esta experiência da graça de Deus despertar líderes para ajudar na construção do Reino de Deus, portanto líderes cristãos.

8.2 – Formar comunidades de base na Pastoral da Diocese e na CNBB que vivam intensamente a vida espiritual, intelectual e apostólica, contribuindo assim para a restauração do mundo de Cristo.    

Historico do TLC.

 

Em 1964 chega ao Brasil Pe. Haroldo J. Rahm (SJ) vindo de El Paso, Texas, onde já trabalhava com os Cursilhos de Cristandade. Ao chegar ao Brasil, participou do 40° Cursilho realizado em Campinas, S. Paulo. A partir deste encontro,

Padre Haroldo Rahm

Padre Haroldo Rahm

Pe. Haroldo começou a atuar como um dos diretores espirituais do Cursilho no Brasil. Por volta de 1967, Pe. Haroldo junto com um grupo de leigos (jovens e adultos), decide criar uma espécie de Cursilho para jovens. Combinando técnicas dos Exercícios Espirituais de St. Inácio, da Congregação de Maria, da Legião de Maria, da Ação Católica, documentos do Concílio Vaticano II e do movimento Search for Christian Maturity, surge o TLC – Treinamento de Liderança Cristã.

A partir da sua criação, o TLC se espalhou rapidamente por todo o Brasil. Pe. Haroldo e todo o grupo eram freqüentemente convidados a participar de TLCs do Amazonas ao Rio Grande do Sul e de diversas outras cidades de todo Brasil.

Hoje, além de participar do TLC, Pe. Haroldo faz um forte trabalho de recuperação e de prevenção de dependentes químicos na Fazenda do Senhor Jesus em Campinas, enquanto o projeto AE (Amor Exigente) trata da melhora de relacionamento entre pais e filhos, prevenindo assim o surgimento de futuros dependentes químicos. Na Fazenda do Senhor Jesus é realizado o encontro do TLC para os internos, uma vez por semestre!